SHALOM LÍDER DO AVIVAMENTO!

Graça e Paz! estou feliz por você estar me fazendo esta visita, espero que você possa ser acrescido em alguma coisa ao ler os artigos, mensagens, ao ver as fotos, os vídeos e ao interagir com agente. Que Deus te abençoe, e não se esqueça de deixar o seu comentário! Um forte abraço e fique com Deus!
Pr. Daniel Santos!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Quem é o meu Próximo?


                                                        Nº 265    

                                     QUEM É O MEU PRÓXIMO?

Lucas 10:25-37E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

26 Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu?

27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

28 Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás.

29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?

30 Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

31 Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.

32 De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.

33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;

34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.

35 No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.

36 Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

37 Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.

 

Introdução: Em primeiro lugar, consideremos a cena deste relato. O caminho de Jerusalém a Jericó era um caminho reconhecidamente perigoso. Jerusalém está a 750 metros sobre o nível do mar; o Mar Morto perto de onde estava Jericó, a 400 metros abaixo do nível do mar. Portanto em um pouco mais de trinta quilômetros, este caminho baixava mil e duzentos metros. Era um caminho que corria entre desfiladeiros rochosos com curvas imprevistas que o faziam um lugar ideal para os bandidos.

No século V, Jerônimo nos conta que ainda se chamava "o caminho Vermelho ou Sangrento". No século XIX ainda era necessário pagar por um salvo-conduto aos sheiks do lugar antes de viajar por ele. Ainda em 1930, H. V. Morton nos conta que foi advertido que se queria ir por esse caminho, chegasse ao destino antes do escurecer, porque um tal Abu Jildah estava acostumado a assaltar os carros e roubar os viajantes e turistas, escapando para as colinas antes de que chegasse a polícia.

Quando Jesus contou esta história, referiu-se a um fato que ocorria constantemente nesse caminho de Jerusalém ao Jericó.

 

Em segundo lugar, consideremos os personagens.

 

1- O Viajante. Tratava-se obviamente de uma pessoa descuidada.

- As pessoas raramente tentavam cruzar sozinhas o caminho de Jerusalém a Jericó, levando mercadorias ou objetos valiosos. Quase sempre se viajava de caravanas, procurando segurança.

- Jerusalém representa o lugar da adoração, Jericó representa o lugar dos prazeres, o lugar dos "perfumes do mundo"

- Este homem não podia culpar a ninguém mais que a si mesmo da situação que teve que enfrentar.

- A bíblia diz que é melhor serem dois do que um (Ec 4.9-12 “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.10 Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?12 E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”)

- Fazer discípulos, fazer parte de uma célula, ter amigos sempre foi a melhor opção.

- Ninguém que escolhe andar sozinho pode reclamar das lutas que enfrenta sozinho.

 

2- O Sacerdote. Este se apressou a passar ao lado do homem.

- Sem dúvida estava lembrando que se tocasse num morto seria impuro por sete dias (Números 19:11).

- Não tinha certeza, mas temia que o homem estivesse morto; e se o tocasse perderia seu turno de serviço no Templo; e se negou a arriscar-se.

- Era um homem que sustentava os valores cerimoniais acima da caridade. Para ele o templo e sua liturgia significavam mais que a dor do homem.

- Tiago 2.13 “Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo.

- Ainda que você esteja com a razão, se você usar de misericórdia será de maior valor.

 

3- O Levita. Este parece ter-se aproximado do homem antes de seguir seu caminho.

- Os bandidos estavam acostumados a usar armadilhas. Um deles se fingia de ferido, e quando algum viajante de boa fé se detinha seu lado, os outros o atacavam, dominando-o.

- O levita era um homem cuja máxima era "Primeiro a segurança." Não se arriscava a ajudar a ninguém.

- Muitas vezes usamos como desculpa para não ajudar ninguém o fato de algum bandido ter nos enganado.

 

4- O Samaritano. Os ouvintes de Jesus certamente esperariam que com ele aparecesse o vilão.

- Os judeus não se comunicavam com os samaritanos, mas este homem parece ter sido uma espécie de viajante comercial que concorria regularmente à estalagem.

- Em João 8:48 os judeus dizem que Jesus é samaritano(Responderam-lhe os judeus: Não dizemos com razão que és samaritano, e que tens demônio?).

- Este nome se utilizava às vezes para dizer que um homem era um herege que quebrantava a lei cerimonial. Possivelmente este homem fosse um samaritano no sentido de que os ortodoxos o desprezavam.

 

Notamos Quatro coisas a respeito dele.

 

(1) Atou as feridas. Cobriu a nossa vergonha; protegeu o lugar da nossa dor, impedindo assim que nenhum inseto do mal pousasse na ferida.

 

 (2) Colocou azeite e vinho. São símbolos da palavra e do Espírito Santo; Velho e Novo Testamento. (azeite= unção. vinho=sangue)

Acredita-se que o vinho foi usado para lavar as feridas, por causa do seu poder esterilizante contido na levedura. E o azeite para que as ataduras não agarrassem nas feridas. (2 Co 3.6 “o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”)

- Ele usou o que tinha de melhor.

 

(3) Levou para uma estalagem. Fala de trazer para igreja, um lugar com maior estrutura para cuidar dos feridos.

 

(4) Pagou as despesas. Ele, sozinho, esteve disposto a ajudar. Pode ser que fosse um herege, mas o amor de Deus estava em seu coração. Não é algo novo encontrar os ortodoxos interessados mais nos dogmas do que na ajuda, e descobrir que o homem a quem os ortodoxos desprezam é o que ama a seu próximo.

Seu crédito era bom! Claramente o hospedeiro estava disposto a confiar nele. Pode ser que não fosse teologicamente perfeito, mas era honrado.

Jesus também pagou um preço por mim e você.

Note que o Bom Samaritano disse, que quando voltasse pagaria o resto das despesas.

QUANDO JESUS VOLTAR VAI DAR A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS!

                           

Conclusão: A compaixão, para ser verdadeira, deve gerar atitudes.

Aquele homem caiu nas mãos dos salteadores, os quais o roubaram, causaram feridas e o deixaram MEIO MORTO.

Meio Morto, não é Morto! É Meio! Pode Acabar como também pode Levantar!

Seu casamento pode estar Meio Morto, não Morto!

Seu ministério pode estar Meio Morto, não Morto!

Sua família pode estar Meio Morta, não Morta!

Seus negócios podem estar Meio Morto, não Morto!

Sua vida espiritual pode estar Meio Morta, não Morta!

Jesus o Bom Samaritano resolveu parar pra te ajudar!

 

Graça e Paz!

Pr. Daniel Santos!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário