Nº 265
QUEM É O
MEU PRÓXIMO?
Lucas
10:25-37 E eis que se levantou
certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para
herdar a vida eterna?
26 Perguntou-lhe Jesus:
Que está escrito na lei? Como lês tu?
27 Respondeu-lhe ele:
Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas
as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28 Tornou-lhe Jesus:
Respondeste bem; faze isso, e viverás.
29 Ele, porém, querendo
justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?
30 Jesus, prosseguindo,
disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores,
os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
31 Casualmente, descia
pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.
32 De igual modo também
um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.
33 Mas um samaritano,
que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;
34 e aproximando-se,
atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua
cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.
35 No dia seguinte
tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que
gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.
36 Qual, pois, destes
três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
37 Respondeu o doutor
da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus:
Vai, e faze tu o mesmo.
Introdução: Em primeiro lugar, consideremos a cena
deste relato. O caminho de Jerusalém a Jericó era um caminho reconhecidamente
perigoso. Jerusalém está a 750 metros sobre o nível do mar; o Mar Morto perto
de onde estava Jericó, a 400 metros abaixo do nível do mar. Portanto em um
pouco mais de trinta quilômetros, este caminho baixava mil e duzentos metros.
Era um caminho que corria entre desfiladeiros rochosos com curvas imprevistas
que o faziam um lugar ideal para os bandidos.
No
século V, Jerônimo nos conta que ainda se chamava "o caminho Vermelho ou
Sangrento". No século XIX ainda era necessário pagar por um salvo-conduto
aos sheiks do lugar antes de viajar por ele. Ainda em 1930, H. V. Morton nos
conta que foi advertido que se queria ir por esse caminho, chegasse ao destino
antes do escurecer, porque um tal Abu Jildah estava acostumado a assaltar os
carros e roubar os viajantes e turistas, escapando para as colinas antes de que
chegasse a polícia.
Quando Jesus contou esta história,
referiu-se a um fato que ocorria constantemente nesse caminho de Jerusalém ao
Jericó.
Em
segundo lugar, consideremos os personagens.
1- O Viajante. Tratava-se obviamente de uma pessoa
descuidada.
- As pessoas
raramente tentavam cruzar sozinhas o caminho de Jerusalém a Jericó, levando
mercadorias ou objetos valiosos. Quase sempre se viajava de caravanas,
procurando segurança.
- Jerusalém
representa o lugar da adoração, Jericó representa o lugar dos prazeres, o lugar
dos "perfumes do mundo"
- Este homem
não podia culpar a ninguém mais que a si mesmo da situação que teve que
enfrentar.
-
A bíblia diz que é melhor serem dois do que um (Ec 4.9-12 Melhor é serem dois do que um, porque têm
melhor paga do seu trabalho.10 Pois se caírem, um levantará o seu
companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o
levante.11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um
só como se aquentará?12 E, se alguém quiser prevalecer contra um, os
dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.)
-
Fazer discípulos, fazer parte de uma célula, ter amigos sempre foi a melhor
opção.
-
Ninguém que escolhe andar sozinho pode reclamar das lutas que enfrenta sozinho.
2- O Sacerdote. Este se apressou a passar ao lado do
homem.
-
Sem dúvida estava lembrando que se tocasse num morto seria impuro por sete dias
(Números 19:11).
-
Não tinha certeza, mas temia que o homem estivesse morto; e se o tocasse
perderia seu turno de serviço no Templo; e se negou a arriscar-se.
-
Era um homem que sustentava os valores cerimoniais acima da caridade. Para ele
o templo e sua liturgia significavam mais que a dor do homem.
-
Tiago 2.13 Porque
o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a
misericórdia triunfa sobre o juízo.
-
Ainda que você esteja com a razão, se você usar de misericórdia será de maior
valor.
3- O Levita. Este parece ter-se aproximado do
homem antes de seguir seu caminho.
-
Os bandidos estavam acostumados a usar armadilhas. Um deles se fingia de
ferido, e quando algum viajante de boa fé se detinha seu lado, os outros o
atacavam, dominando-o.
-
O levita era um homem cuja máxima era "Primeiro a segurança." Não se
arriscava a ajudar a ninguém.
-
Muitas vezes usamos como desculpa para não ajudar ninguém o fato de algum
bandido ter nos enganado.
4- O Samaritano. Os ouvintes de Jesus certamente
esperariam que com ele aparecesse o vilão.
-
Os judeus não se comunicavam com os samaritanos, mas este homem parece ter sido
uma espécie de viajante comercial que concorria regularmente à estalagem.
-
Em João 8:48 os judeus dizem que Jesus é samaritano(Responderam-lhe os
judeus: Não dizemos com razão que és samaritano, e que tens demônio?).
-
Este nome se utilizava às vezes para dizer que um homem era um herege que
quebrantava a lei cerimonial. Possivelmente este homem fosse um samaritano no
sentido de que os ortodoxos o desprezavam.
Notamos
Quatro coisas a respeito dele.
(1) Atou as feridas. Cobriu a nossa vergonha; protegeu o lugar da nossa dor,
impedindo assim que nenhum inseto do mal pousasse na ferida.
(2) Colocou azeite e vinho. São símbolos da palavra e do Espírito Santo;
Velho e Novo Testamento. (azeite= unção. vinho=sangue)
Acredita-se
que o vinho foi usado para lavar as feridas, por causa do seu poder
esterilizante contido na levedura. E o azeite para que as ataduras não
agarrassem nas feridas. (2 Co 3.6 o qual também nos capacitou para sermos
ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata,
mas o espírito vivifica.)
- Ele
usou o que tinha de melhor.
(3)
Levou para uma estalagem. Fala de trazer para
igreja, um lugar com maior estrutura para cuidar dos feridos.
(4) Pagou as
despesas. Ele,
sozinho, esteve disposto a ajudar. Pode ser que fosse um herege, mas o amor de
Deus estava em seu coração. Não é algo novo encontrar os ortodoxos interessados
mais nos dogmas do que na ajuda, e descobrir que o homem a quem os ortodoxos
desprezam é o que ama a seu próximo.
Seu
crédito era bom! Claramente o hospedeiro estava disposto a confiar nele. Pode
ser que não fosse teologicamente perfeito, mas era honrado.
Jesus
também pagou um preço por mim e você.
Note
que o Bom Samaritano disse, que quando voltasse pagaria o resto das despesas.
QUANDO
JESUS VOLTAR VAI DAR A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS!
Conclusão: A compaixão,
para ser verdadeira, deve gerar atitudes.
Aquele
homem caiu nas mãos dos salteadores, os quais o roubaram, causaram feridas e o
deixaram MEIO MORTO.
Meio
Morto, não é Morto! É Meio! Pode Acabar como também pode Levantar!
Seu
casamento pode estar Meio Morto, não Morto!
Seu
ministério pode estar Meio Morto, não Morto!
Sua
família pode estar Meio Morta, não Morta!
Seus
negócios podem estar Meio Morto, não Morto!
Sua
vida espiritual pode estar Meio Morta, não Morta!
Jesus
o Bom Samaritano resolveu parar pra te ajudar!
Graça e Paz!
Pr. Daniel Santos!
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