SHALOM LÍDER DO AVIVAMENTO!

Graça e Paz! estou feliz por você estar me fazendo esta visita, espero que você possa ser acrescido em alguma coisa ao ler os artigos, mensagens, ao ver as fotos, os vídeos e ao interagir com agente. Que Deus te abençoe, e não se esqueça de deixar o seu comentário! Um forte abraço e fique com Deus!
Pr. Daniel Santos!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

A Importância do Discipulador!


                                                          Nº 267

                           A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO

Atos 14.19-20 “Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e de Icônio e, havendo persuadido as multidões, apedrejaram a Paulo, e arrastaram-no para fora da cidade, cuidando que estava morto.

20 Mas quando os discípulos o rodearam, ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte partiu com Barnabé para Derbe.

 

Introdução: Sabemos que o texto fala da primeira viagem de Paulo que tinha como propósito “Abrir aos gentios a porta da Fé”, porém este texto nos dá uma fonte inesgotável de pensamentos sobre discipulado, e é isso que vamos falar, mas antes vamos lembrar algumas coisas importantes:

 

1º Todo Discípulo tem um Discipulador, que por sua vez tem uma Cobertura.

 

- Paulo um dia foi discípulo dos fariseus. At 7.58 “e, lançando-o fora da cidade o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um mancebo chamado Saulo.

- Aqui Paulo ainda Saulo era um dos melhores discípulos dos fariseus, mas um dia Saulo teve um encontro com Jesus. At 9.1-8 “Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote,

2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu;

4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;

6 mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer.

7 Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém.

8 Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco.

- A nossa missão é levar as pessoas terem um encontro com Jesus e não com a nossa igreja.

 

 PAULO e a sua  COBERTURA

- A Cobertura espiritual de Paulo foi Ananias.

- At 9.10-18 “Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor.

11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

12 e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.

13 Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

14 e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;

16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.

17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado.

19 E, tendo tomado alimento, ficou fortalecido. Depois demorou-se alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco;

A- Quem é “cobertura” não escolhe quem vai ser seu “protigido”

- Ananias tentou correr (vs.13,14), mas Deus o repreendeu dizendo que Saulo era Um vaso escolhido.

- Cuidado pra você não rejeitar aquilo que Deus escolheu.

- Pra você é matador, mas pra Deus é vaso escolhido;

- Pra você não presta, mas pra Deus é vaso escolhido.

 

B- Quem é “cobertura” tem como missão: Devolver a Visão e Encher do Espírito.

- A imposição de mãos é transferência de unção

- Devolver a visão é colocar na rota certa, é devolver o foco é restaurar o Futuro

- Muitos líderes estão caminhando como cegos por falta de uma cobertura competente na unção.

- Estão como diz Mateus 15.14 “Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco.

- Cegos no entendimento apostólico; cegos na graça, cegos no amor.

- Ananias representa a unção que desata a sua visão, e te enche do Espírito Santo.

- Ser cheio do Espírito Santo significa renovado para um propósito.

 

PAULO e o seu DISCIPULADOR

- At 9.26-28 “Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.

27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus.

28 Assim andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo,

- Barnabé significa Filho da Consolação.

- Ser discipulador na sua essência é ser um consolador.

- Se Paulo não tivesse entrado pelos “meios corretos”, talvez ele não teria sido aceito até hoje, e todos os seus ensinamentos hoje estaria na galeria dos apócrifos.

- Quando falo “meios corretos” me refiro a ter aceitado que Barnabé o introduzisse na comunidade apostólica.

- Isso foi um gesto de humildade, pois Paulo tinha NO HAUL suficiente para peitar qualquer um dos apóstolos.

- Ser discípulo de alguém é sinal de Humildade

- Ser discípulo abre as portas (vs.28).

 

PAULO e o seus DISCIPULOS

- At 14.20 “Mas quando os discípulos o rodearam, ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte partiu com Barnabé para Derbe.

- Depois que Paulo começa a pregar e a fazer discípulos ( At 13.52 “Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.”), Paulo sofre um atentado gravíssimo contra a sua vida, ao ponto de ser arrastado pra fora da cidade como morto.

- Quando Paulo estava como morto, os seus discípulos se aproximam dele e ele se levanta.

- Umas das coisas que levanta um homem de Deus, são os discípulos que ele fez durante a vida.

- No seu momento de crise e dificuldade serão os seus discípulos que te protegeram.

- É por causa deles que sempre levantamos.

- E se você não tiver feito discípulos como Jesus ordenou (Mt 28.19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”)

- Quem vai te ajudar quando você cair??

 

Conclusão: Sabemos que o cair é do homem, mas o levantar é de Deus! Então o que significa a roda dos discípulos?

Significa um “PORTAL PARA A MANIFESTAÇÃO DE DEUS”

Mateus 18:20 “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

 

A UNIDADE DOS DISCÍPULOS TRAZEM O CÉU NA TERRA!!

 

Graça e Paz!

Pr. Daniel Santos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário