SHALOM LÍDER DO AVIVAMENTO!

Graça e Paz! estou feliz por você estar me fazendo esta visita, espero que você possa ser acrescido em alguma coisa ao ler os artigos, mensagens, ao ver as fotos, os vídeos e ao interagir com agente. Que Deus te abençoe, e não se esqueça de deixar o seu comentário! Um forte abraço e fique com Deus!
Pr. Daniel Santos!

domingo, 2 de setembro de 2012

SANTA CEIA: RITUAL, MEMORIAL OU ALIMENTO ESPIRITUAL?



                                                                               Nº 163
          SANTA CEIA: RITUAL, MEMORIAL OU ALIMENTO ESPIRITUAL?

INTRODUÇÃO: Definição: Santa (santo) significa, consagrado a Deus; Ceia, significa, refeição que se toma a noite.
A Santa Ceia vem sendo nos últimos dias, por que não dizer séculos, mistificada, ou seja, algo para poucos, de conhecimento um pouco obscuro; è comum notar entre os participantes desta cerimônia algumas dúvidas e perguntas sem respostas, principalmente os recém chegados ao hall de membros “aptos” a participar deste Ritual. (Ritual significa; que se diz respeito a Rito; livro que consigna a formula das cerimônias que se devem observar na prática de alguma religião; cerimonial; etiqueta; praxe.)
PERGUNTAS COMO: Pra tomar Santa Ceia, precisa ser batizado?
Se a pessoa mora junto em união matrimonial a mais de vinte anos, tem filhos, mas não é casada no cartório, ela pode tomar Santa Ceia?
A partir de quantos anos a pessoa pode tomar Santa Ceia?
Crianças podem tomar Santa Ceia?
A pessoa considerada não evangélica, pode tomar Santa Ceia?
Quantas vezes devemos tomar Santa Ceia no mês?

Perguntas como estas, têm assombrado muitos crentes e até pastores. Confesso que já alguns meses, perguntas como essas tem tirado o meu sossego; então me pergunto o que fazer?
Há única coisa que me restou fazer, foi pedir ao Espírito Santo que me ajudasse a encontrar respostas para tais perguntas, já que não existem muitos livros que falam desse assunto, com esse ponto de vista.
Comentando sobre esse assunto com um pastor amigo meu, Pr. Geovani, esse me emprestou um livro que foi o meu ponto de partida, o nome do livro é: COMEI DA MINHA CARNE E BEBEI DO MEU SANGUE, da autora Ana Mendez Ferrell, editora Jehová-Shammáh Publicações.
Ao ler este livro, vi que assim como eu, existe pessoas que antes de mim, já fizeram essas perguntas, e não ficaram satisfeitas com as respostas que tiveram. Se você não aceita o “não” como resposta, te convido a entrar neste caminho que eu chamo de “FILOSOFIA NEO-TEOLÓGICA”.

“A chave está escondida no maior legado que Ele nos deixou: o mistério da Santa Ceia, ou da Comunhão, como era conhecido.” (A.M.F.)

“O partir do pão era para eles muito mais que um ritual, no qual o transformamos (At.2. 42-43); A igreja primitiva caminhou em um amor inefável uns pelos outros. Em Jerusalém, aqueles irmãos chegaram a ser de uma mesma alma e de um mesmo sentir, a ponto de terem tudo em comum.
Viveram um poder que surpreendia a todos. Era irrefutável o sobre natural de Deus que se manifestava entre eles e através deles.

E a razão que os irmãos chegaram a este nível é que entenderam o poder da Santa Ceia de uma maneira Viva e Poderosa. Não a conceberam como um ritual, mas como a unção íntima e reveladora do Espírito de Cristo com o espírito do Homem. (A.M.F.)

JOÃO 6. 51-55 aqui Jesus vai introduzir algo muito poderoso e escolhe para isso temas cotidianos: como Comer e Beber. Ele não está falando de um ritual, nem de um memorial, nem está usando palavras religiosas, em absoluto; está, sim, falando de algo tão simples como o nosso sustento diário.

Nosso espírito, para poder viver e se fortalecer, necessita comer todos os dias, tal como o nosso corpo. Ele estava estabelecendo algo que seria uma forma de vida, algo que deveria ser feito diariamente.
Jesus queria fazer-se presente em nosso espírito todos os dias. Se Ele quisesse nos dar um ritual para ser feito uma vez por mês ou uma vez por ano, Ele teria usado termos que simbolizariam uma ocasião especial. Comer e Beber não são celebrações anuais ou mensais, mas algo que fazemos todos os dias, algo VITAL e COTIDIANO.
A igreja primitiva entendeu isso sem nenhum problema (At. 2.46).
João 15.5-7: como vamos permanecer Nele? Comendo da sua carne, bebendo do seu sangue e guardando os seus mandamentos.


A COMIDA E A
 BEBIDA ESPIRITUAL- JO.6.53

Quando o Senhor nos fala de comer ou de beber algo espiritual. Tem a ver como o nos apropriarmos dessa realidade. Deixar isso impregnar o nosso espírito, nossa alma e nosso corpo.
Na palavra, temos vários exemplos nos quais Deus dá de beber ou de comer de maneira espiritual a alguns de seus servos, e até a seu próprio filho.
Ex. * Elias (1 Rs. 19.5-8)
Há encontros divinos que estão nos esperando. Revelações reservadas pelo Pai, que só virão através desse divino alimento que somente Jesus nos pode dar.
* O Povo no deserto (1 Co. 10.1-4)
Comer e beber este alimento surte um efeito tanto no mundo espiritual, como no natural.
* João ( AP. 10.8,10,11)
Este livrinho foi um alimento que continha toda a palavra de revelada para tempos do fim. Toda palavra que sai da boca de Deus é alimento( MT.4.4).

O SANGUE É VIDA ( GN.9.4-5ª; LV.17.11)
O sangue é algo que pertence a Deus e que não pode ser tomado irrefletidamente. Uma vida é oferecida para salvar outra vida! Este é o princípio de todo o sacrifício expiatório, e é também o princípio através do qual Cristo nos redimiu.

O PARTIR DO PÃO, ABRE NOSSOS OLHOS (LC.24.15,16,30,31a)
Jesus provocou esta cegueira e depois a dissipou com um propósito. Ele queria estabelecer
A importância da maior herança que estava nos deixando, o partir do pão.
Vê-lo desta maneira não é previlégio de poucos, é nossa herança, e o que nos transforma a sua imagem. (Jo. 14.19-20).

Uma das passagens mais usadas no ritual atual da comunhão, encontra-se em 1º coríntios capítulo 11. È sem dúvida, uma das mais mau interpretadas.

 1 Co. 11.23-34, vamos analisar o texto sob a visão que eu chamo de “filosofia neo-teológica”

  • v.23- “na noite...” (ceia refeição noturna), então entendo que não existe base bíblica para se celebrar a Santa Ceia pela manhã. Esse costume é meramente uma comodidade para se ter o maior número de membros no ceio da igreja.
  • v.24- “tendo dado graças”: Santificou os alimentos
  • v.24c- “em memória de mim”: lembrando o verdadeiro motivo pelo qual Eu o fiz; ou seja, sacrifício expiatório.
  • v.25- “semelhantemente”: a mesma lembrança do verso 24.
  • v.26- “todas as vezes...anunciais a morte”:  A palavra “toda”, nos dá a conotação de “muitas”, diferente se só tivesse a palavra “as vezes”, que nos remete a poucas.
  • v.26b- “anunciais”: anunciar significa: proclamar, falar dizer, tornar público, e tornar público não é para alguns, e sim para todos, homens, mulheres, velhos, crianças e tec.
  • v.27- “comer e beber indignamente”: indignamente, segundo o dicionário, significa: qualidade ou efeito contrário a dignidade, que por sua vez, significa entre outras coisas, respeitabilidade; ou seja, comer e beber não respeitando a ocasião.
  • v.27b- “será culpado do corpo e do sangue”: Atitude que os judeus tiveram, não respeitando e não reconhecendo Jesus como o Filho de Deus.( MT.27.24-25).
  • v.28- “examina-se pois”: de que maneira você vai participar da ceia, com respeito, sabendo que o pão e o vinho foram santificados e que agora tipificam o corpo e o sangue do Senhor, ou de qualquer maneira para matar a fome ou passar o tempo.
  • v.29- “não discernindo”: discernimento significa, ato ou efeito de discernir, que significa, conhecer, apreciar, avaliar bem. A condenação está em não saber o por que está comendo.
  • v.30- “por causa disto há fracos e doentes”: O fato de haver nas igrejas um número alarmante de doentes e outro tanto que estão no sono da indolência, se dá ao fato de não saberem o verdadeiro significado da santa Ceia; a doença e a fraqueza não tem a ver com o pecado necessariamente, e sim com a falta de conhecimento (Is. 53.4-5)
  • v.31,32- “julgássemos”: O julgamento que nos devemos submeter, é o da palavra; se estamos nos comportando diante de Deus e dos homens como Jesus nos ensinou, não da maneira que vive o mundo.
  • v.33- “esperai uns pelos outros”: Aqui nos mostra que a Santa Ceia era uma refeição em comum na igreja primitiva, onde todos participavam sem separações.
  • v.34- “coma em casa”: Aqui nos mostra que muitos crentes esperavam a santa Ceia para encher a barriga; alguns comiam muito, e outros comiam nada.
  • v.34b- “condenação”: Por causa da fome, muitos crentes, comiam de qualquer maneira, “indignamente, não discernindo e não julgando”, como aparece nos versos anteriores. Isso nos mostra que o “indignamente”, o “não discernindo” e o “não julgando”, era quase que uma aula de etiqueta e respeito que o apóstolo Paulo estava dando, e não de pecados escondidos, como muitos pregam por aí.


PARTINDO DESSE CONCEITO, CREIO QUE POSSO RESPONDER AS PERGUNTAS DO INÍCIO DA SEGUINTE FORMA:

Pra se tomar Santa Ceia, NÃO precisa ser batizado.
Mesmo sem ser casado no cartório, você PODE tomar santa Ceia.
3º NÃO TEM IDADE pra se tomar Santa Ceia.
CRIANÇA PODE tomar Santa Ceia, desde que possa ingerir alimento sólido.
Santa Ceia não é para quem possui um cartão de membro, e sim para quem crer; mesmo sem ser do hall de membros de uma igreja, ela pode participar da Santa Ceia.
A igreja primitiva tomava Santa Ceia todos os dias. Você escolhe quantas vezes você quer tomar.


Atos 2. 42,47 – na parte final do verso 47 encontramos a expressão “haviam de se salvar”
Ora, se haviam de se salvar, era porque ainda não eram salvos; mas mesmo assim a escritura nos diz que eles tinham tudo em comum, ou seja, o que um fazia, o outro também fazia.


QUE DEUS NOS FAÇA VIVERMOS OS DIAS DA IGREJA SEM VÉU!!!!
OU SEJA, SEM SEPARAÇÃO, EM TODAS AS COISAS QUE DIZ RESPEITO Á IGREJA DO SENHOR!!


Graça e Paz!
Seu pastor Daniel Santos.
   

4 comentários:

  1. Li o comentário e gostei? Como seria bom se voltarmos aos métodos da igreja primitiva.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu estudo, eu queria q a igreja tivesse permanecido como na igreja primitiva.
    Hoje em dia é uma falsidade tremenda na igreja, disseções entre os irmãos, fofoca, povo só quer aparecer. O amor mesmo q é bom sumiu do meio da igreja do Senhor.
    Creio q a questão da ceia é mal interpretada pelo povo de Deus, eles querem justificar as coisas com apenas 1 versículo solto sem explicação logica. Me disseram q para tomar ceia tem ser batizado, quando perguntei o motivo me disseram, Pq se crer e for batizado sera salvo...
    Hilario mas tudo bem..
    Deus continue te usando Pr Daniel com autoridade, poder e sabedoria .. A paz do Senhor

    ResponderExcluir
  3. pra ser direto e sem rodeios,essa tao falada santa ceia , esta sendo mal interpretada ,pra que estes comerciantes do evangelho , ou seja esses pregadores malaquianos que adoram mais os tais dizimos do que ao proprio Deus,eles possam encher esses galpoes que eles chamao de igrejas ,mas nao passao de salas comerciais onde eles comercialisam a palavra do Senhor Deus . E a santa ceia, pra hoje nao se trata de alimentos solidos e sim de alimentos Espirituais. ou seja essa alimentaçao Espiritual entra no coraçao que significa o nosso estomago Espiritual, e nao no buxo . Onde vc come hoje e defeca amanham. mas quando a boca fala ela fala do que esta cheio o coraçao ou o famoso estomago. em. entao senhores mestres da LEI a santa ceia deveria ser somente a palavra pregada corretamente e nao esse paozinho com suco de uva que estao servindo porai. OK.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma tramoia dos tais mestres da lei ou seja esse espaço disponivel pra se faser comentarios so vao ao ar se for do agrado dos tais.

    ResponderExcluir