ESTUDO Nº 24
Discípulos “Arados”, movidos por uma Paixão
Lucas 19:62 “Jesus respondeu: - Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.”
Introdução: No texto Jesus mantém um diálogo com dois homens que queriam segui-lo, no seu discurso Jesus foi bem taxativo quando disse que aquele que desejasse segui-lo não poderia olhar para trás e deixar o arado de lado. Quando paramos para analisar esta frase de Jesus encontramos uma riqueza espiritual muito grande quando ele cita a palavra arado.
Vejamos por que o arado é importante para o semeador:
1º O arado desfaz todas as pedras, toda terra compacta, deixando o solo leve.
2º O arado prepara o solo para receber as sementes, ele faz pequenas valas para que as sementes sejam acomodadas dentro delas e uma vez estando dentro dessas valas às sementes não são perdidas.
Para sermos discípulos de Jesus precisamos segurar no arado! Temos que pega-lo e seguir em frente! Pois um discípulo apaixonado não deixa o arado de lado!
Então por que precisamos do arado em nossas vidas?
☺Precisamos dele para desfazer o nosso duro coração. (Temos que ser discípulos com coração de carne, sensíveis a Deus, quebrantados)
☺Precisamos dele para limpar, retirar da nossa vida toda sujeira, todo pecado. (Passar arado dói! mais é necessário para que exista entre nós e Deus comunhão, como discípulos, não podemos levar uma vida de pecado.)
☺Precisamos dele porque desejamos colher. (Só colhe alguma coisa quem ara a terra, é impossível viver uma vida de colheita se não estivermos dispostos a arar nossa vida! Só colhe quem tem lugar preparado para plantar as sementes!)
O arado não só nos remete a idéia de limpeza mais nos lembra também de trabalho. Um discípulo “arado” é aquele discípulo que decidiu em seu espírito servir e seguir a Jesus. Por que não basta viver uma vida cristã, mas é preciso viver com Paixão!
Vejamos alguns pontos sobre o trabalho com o arado comparando com a nossa vida cristã:
☺O arado é uma ferramenta pesada, feito de ferro e os arados mais antigos de madeira. Para que o semeador retire o arado do campo é muito trabalhoso e cansativo.
♥ É por esse motivo que não podemos entrar no campo para arar a terra com dúvidas do que queremos, temos que ser discípulos convictos, de que largar o arado significa viver parado, significa fadiga espiritual, cansaço, mesmice, arado parado é crente desmotivado, arado parado é igreja fria, arado parado é talento enterrado, arado parado é desperdício de tempo, arado parado é morte espiritual.
ARADO PARADO É DÍSCIPULO SEM PAIXÃO.
☺O semeador quando ara a terra olha para frente, pois fazendo assim ele consegue manter-se em linha reta, traça assim um corte preciso da terra.
♥ Jesus nos ensina que temos que segurar o arado e seguir em frente, precisamos deixar as coisas velhas para trás e seguir em frente rumo ao novo e extraordinário que ele tem para nós. Temos que fazer a obra do Senhor guardando apenas em nossos corações os bons momentos e com os erros aprendermos e não mais cometê-los, quem ara a terra e olha para trás perde o objetivo, se desvia do foco, quem olha para trás fica sem direção. E discípulo sem direção é discípulo vulnerável para o diabo e para o pecado.
☺ O semeador quando sai para arar a terra ele sai ainda cedo, no horário matinal, quando o sol está ameno e quando suas forças estão renovadas pela noite de sono.
♥ Como discípulos diante do ato de semear e produzir não podemos olhar para as dificuldades do nosso cotidiano, temos que como semeadores vencer as dificuldades diárias e se relacionar bem com Deus, ou seja, temos que vencer a nossa carne e alimentar o nosso espírito buscando ao Senhor, buscando nele forças para não parar com o arado, buscar manter o seu coração aceso pelo fogo da Paixão pelo Senhor e por sua obra.
☺O momento mais difícil para o semeador e sem dúvida o começo do trabalho quando ele tira o arado da inércia e começa a movimentá-lo, estando o arado no ritmo assim o trabalho fica mais fácil.
♥ Como qualquer corpo sair da inércia é muito difícil, tirar o nosso arado da inércia é uma luta diária com nossos sentimentos, com o diabo, com as pessoas, etc... Está ativado é um desafio que nós como discípulos apaixonados temos que enfrentar com muita coragem, por que a nossa carne conspira para o comodismo, o diabo deseja que nós crentes sejamos improdutivos, pois assim a igreja deixa de ser viva, eficaz e apaixonada.
☺ O Pensamento do semeador é arar a terra o mais rápido possível, obedecendo a prazos, pois a semente precisa estar no devido lugar no tempo certo, o desejo do semeador e deixar tudo bem preparado para a semeadura.
♥ Como discípulos temos que estar preparados, temos que ser sedentos para ver as boas sementes do Senhor em seus lugares certos, como semeadores temos que sonhar com os campos preparados para semearmos e para vermos os frutos dessa semeadura brotar e encher os campos. Almas é o objetivo central de um apaixonado!
CONCLUSÃO
- Muitos discípulos não querem o arado, o rejeitam em sua vida, mais esses estão diante de uma escolha com conseqüências negativas, pois quem não prepara a terra não lança semente, que não lança sementes não frutifica e quem não frutifica com toda certeza não colhe, o final é a sequidão.
- Por isso vamos segurar o arado e sem olhar para trás cumprir o chamado de Jesus e expandir o Reino de Deus aqui na terra. Fomos chamados para crescer e multiplicar!
SOMOS UMA IGREJA APAIXONANTE E PAIXONADA PELO AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ!!! JESUS !!!!
Graça e Paz!!!
Pr. Daniel Santos!!