SHALOM LÍDER DO AVIVAMENTO!

Graça e Paz! estou feliz por você estar me fazendo esta visita, espero que você possa ser acrescido em alguma coisa ao ler os artigos, mensagens, ao ver as fotos, os vídeos e ao interagir com agente. Que Deus te abençoe, e não se esqueça de deixar o seu comentário! Um forte abraço e fique com Deus!
Pr. Daniel Santos!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CHANUKÁH 2014!


                                                                      Nº 285
                                                   CHANUKÁH

João 10.22,23 “E em Jerusalém havia a Festa da Dedicação, e era inverno. 23- E Jesus andava passeando no Templo, Np alpendre de Salomão.

Introdução: Que festa era essa que Jesus participou? Que festa era essa que a bíblia fala e que quase não ouvimos falar? Essa era a festa de Chanukáh!
A palavra CHANUKÁH significa DEDICAÇÃO.

Chanuquiá é um candelabro de nove braços usado durante o feriado de oito dias de 
CHANUKÁH, também chamado de Festa das Luzes.
DIFERENÇAS ENTRE A MENORÁ E A CHANUQUIÁ:

Pra entendermos a Festa de Chanukáh, precisamos saber um pouco sobre a Menorá.
Sabemos que a Menorá foi dada por Deus a Moisés para uso exclusivo do Tabernáculo. (Ex. 25.31,32; 40 “Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará esta castiçal: o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs, e as suas flores serão do mesmo. 32- E dos seus lados sairão seis canas: três canas do castiçal de um lado dele, e três canas do castiçal do outro lado dele. 40- Atenta pois que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte.”)
Os Rabinos dizem no Talmude que esta visão foi dada a Moisés no monte Horebe o monte de Deus (Ex. 3.2 “E apareceu-lhe O Anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia”)
Sabemos também que a Menorá representa os Sete Espíritos de Yeshuah, ou as Sete manifestações do Espírito de Deus em Jesus. (Is. 11.2 “E repousará sobre Ele o Espírito do Senhor, o Espírito de Sabedoria, e de Inteligência, o Espírito de Conselho, e de Fortaleza, o Espírito de Conhecimento e de Temor do Senhor.”)
COMO SURGIU A FESTA DE CHANUKÁH, A FESTA DA DEDICAÇÃO OU AINDA A FESTA DAS LUZES?

A festa de Chanukáh dura oito dias e acontece a partir do vigésimo dia do mês hebraico de KISLEV, que, em geral, coincide com o mês de dezembro do calendário comum.
A história de Chanukáh ocorreu entre os anos de 167 e 162 a.C. quando o rei greco-sírio Antíoco IV invadiu Jerusalém e proibiu a observância da religião judaica porque queria transformar o judeus em gregos.
Numa aldeia chamada Modiin, um homem idoso andava revoltado com aquela situção. Seu nome era Matatiahu.
Matatiahu junto com o s seus cinco filhos convocaram outros judeus para que se levantasse contra aquela situação e se revoltasse contra os inimigos.
Quando Matatiahu morreu, seu filho Iehudá Hamacabi assumiu a liderança dos judeus, que ganharam o nome de Macabeus. Foram três anos de batalhas. Aos poucos, o exército inimigo foi perdendo a força. Apesar do poderio greco-sírio, os Macabeus eram mais persistentes e organizados, e um dia a vitória foi alcançada.
Com a expulsão dos invasores, finalmente os judeus puderam voltar ao sagrado templo em Jerusalém, em hebraico chamado de Beit HaMikdash. Só que lá chegando, encontraram o caos: destruição, imundície e estátuas gregas por toda parte.
A Menorá, candelabro sagrado, estava suja e apagada. Os judeus fizeram uma grande faxina para devolver o esplendor do templo. Limparam e purificaram tudo.
Mas na hora de ascender a Menorá, descobriram que não tinham Óleo Sagrado. Após vasculhar todos os cantos, acharam um pouco de óleo ainda lacrado pelos antigos sacerdotes, mas era quase nada, só daria pra manter a Menorá acesa por Um Dia.
Ainda assim, acenderam a Menorá. Então o Milagre se deu: a chama não se apagou durante oito dias! Foi o tempo necessário para se conseguir mais óleo sagrado, e a Luz da Menorá pôde se manter acesa. (Lv 6.13 “O fogo arderá continuamente sobre o altar, e não se apagará”; Ec 9.8 “Em todo tempo sejam alvos as suas vestes, e que nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”)

                                         COMO CELEBRAR A CHANUKÁH?

Em casa, cada judeu nas noites de Chanukáh, faz uma Brachá (oração de dedicação) e ascende a Chanuquiá, um castiçal de nove braços, sendo o braço do meio mais proeminente denominando a SHAMASH (em Hebraico significa Servente ou Serviçal, pois era usado para acender os demais braços).
As velas devem ser colocadas na Chanuquiá da direita para esquerda. Depois acesas pela Shamash da esquerda para direita. As velas devem ficar acesas por pelo menos meia hora.
A cada dia da festa se acende o número correspondente de velas (ex. no 1° dia, uma vela; no 2° dia, duas velas, etc..)
É de costume colocar a Chanuquiá perto da janela para que todos vejam a luz.
 Após as velas serem acesas, os judeus cantam o MAOZ TSUR (um cântico litúrgico)

O hino que se deve cantar em hebraico é:

“Oh grande pedra da minha salvação
Ao Senhor é agradável louvar
Restaure a minha casa de oração
E ali nós traremos uma oferta de agradecimento
Então eu terminarei com uma canção
De Chanukáh (dedicação) ao altar.”

Além disso, existem os pratos típicos da festa de Chanukáh, que são as LEVIVOT ou LATKES (bolinhos de batata), e as SUFGANIOT (sonhos). Eles são fritos no óleo para lembrar o milagre do óleo.

 As crianças ganham presentes ou dinheiro, o chamado CHANUKÁH GELT ou DMEY CHANUKÁH.
Um brinquedo tradicional de Chanukáh é o SEVIVON, uma espécie de pião de quatro lados.
Cada lado do Sevivon tem uma letra hebraica: NUM, GIMEL, HEH e SHIN. São as iniciais em hebraico, da frase: UM GRANDE MILAGRE ACONTECEU AQUI!

A brincadeira consiste em girar o sevivon para ver quem ganha prêmios, como moedas de verdade ou de chocolates.
A letra NUM significa que você não perdeu e nem ganhou.
GIMEL significa que você ganhou todas as moedas.
HEH significa que você ganhou metade das moedas.
SHIN significa que você tem que ajuntar mais moedas ao prêmio.

                    LIÇÕES ESPIRITUAIS QUE APRENDEMOS EM CHANUKÁH

1° Como “Menorá” espirituais devemos sempre “Ser Luz”.
- (Lv 6.13 “O fogo arderá continuamente sobre o altar, e não se apagará”; Ec 9.8 “Em todo tempo sejam alvos as suas vestes, e que nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”)

2° O azeite pode ser pouco, mas é Deus quem multiplica.
- Ap 3.8 “Eu sei as tuas obras: eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém pode fechar: tendo POUCA força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

3° Os oito braços de Chanuquiá além do milagre da multiplicação, fala da ALIANÇA.
- OITO é o número da Aliança de Deus com o Homem
- Gn 9.17 “E disse Deus a Noé: este é o sinal do concerto que tenho estabelecido entre mim e toda carne, que está sobre a terra.

4° Os SUFGANIOT (sonhos) simboliza que todos os que crêem e esperam em Deus, terão os seus sonhos realizados e saborearam a vitória.
- Sl 126.1-3 “Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos; então se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.

5° O SEVIVON (pião) simboliza que todos os nossos filhos terão liberdade para sonhar e acreditar que “UM GRANDE MILAGRE ACONTECEU AQUI”

6° O DMEY CHANUKÁH simboliza a prosperidade que a nossa geração terá.
- Is 45.3 “E te darei os tesouros das escuridades, e as riquezas encobertas, para que possas saber que Eu Sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

Essencialmente CHANUKÁH representa: TEMPO DE MILAGRES; TEMPO DE MULTIPLICAÇÃO; TEMPO DE PROTEÇÃO; TEMPO DE REVELAÇÃO; TEMPO DE RESTAURAÇÃO.

JESUS, A NOSSA LUZ; O NOSSO KI-TOV
A palavra Ki-Tov em hebraico significa SEJA LUZ; HAJA LUZ
Vemos essa palavra em Gênesis 1.1-5 e João 1. 1-10
Essa Luz é Jesus, a Luz dos homens (Jo 8.12 “Falou-lhes pois Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da vida.”)
 Jesus no chamou para sermos Luz dessa nação (Mt 5.14-16 “Vós sois a Luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte; nem se acende a candeia e coloca de baixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos os que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante Dops homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”)

ACENDA UMA LUZ!!

Graça e Paz!

Pr. Daniel Santos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário